Páginas

Botões

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Maiores Crateras Produzidas por Quedas de Meteoritos

Maiores Crateras Produzidas por Quedas de Meteoritos


A 65 milhões de anos atrás, a queda de um asteroide de aproximadamente 10 km de diâmetro pode ter sido o responsável pela extinção dos dinossauros, pelo menos é nisso que os cientistas acreditam. O impacto criou a cratera de Chicxulub com diâmetro de 180 quilômetros. Ele teria caído na região do golfo do México e o com o monstruoso impacto levantado uma enorme nuvem de poeira que se espalhou por toda a atmosfera. A nuvem permaneceu por séculos impedindo a entrada completa da luz do sol, afetando as condições climáticas da época, reduzindo drasticamente a vegetação existente, o que levou a extinção de um enorme número de espécies, inclusive os dinossauros. 

Mas este não é o único caso de queda de asteroides ou meteoros conhecido, mas sim o mais devastador. A superfície da terra guarda as marcas destas quedas, que conforme estudos demonstram o grande poder destrutivo causado pelos seus impactos. 

Segue abaixo uma lista de algumas crateras criadas com o impacto destes corpos, confiram:

Cratera Barringer: também conhecida como cratera do meteoro, encontra-se em uma propriedade privada perto de Winslow, no Arizona. Mede cerca de 1200 metros de diâmetro e 170 metros de profundidade. Os cientistas estimam sua queda em 50 mil anos atrás e que o meteoro responsável tivesse diâmetro de 50 metros que caiu a uma velocidade de 40 mil km/h.

Cratera Pingualuit: Com 3,4 Km de diâmetro e profundidade de 400 metros, a cratera esta localizada na Ungava Península de Quebec, Canadá. Foi criada pela queda de um meteorito a cerca de 1,4 milhões de anos. O impacto gerou uma energia equivalente a de 8500 bombas atômicas iguais a de Hiroshima. Possui um lago no seu interior com profundidade de 270 metros que contém uma das águas doces mais puras do mundo.  Foi descoberta em 1943.
 
 Cratera de Vredefort: Situa-se na Província do Estado Livre, África do Sul. A localidade que dá nome à cratera, Vredefort, encontra-se em seu interior. È considerada a maior e mais antiga cratera. Calcula-se que o meteoro que a causou tivesse entre 6 e 10 km de diâmetro, e que tenha idade de 2,1 bilhões de anos.


Cratera Amguid: Criada pelo impacto de um meteoro há 100.000 anos, a cratera possui diâmetro de 450 metros e profundidade de 30 metros. Encontra-se em uma área a sudoeste da Argélia.

Cratera Tswaing: Situada a poucos quilômetros a noroeste de Pretória, na África do Sul e com idade estimada de 220 mil anos, possui diâmetro com cerca de 50 metros. Possui um lago em seu interior.





Cratera Kaali: Localizada na Ilha de Saaremaa na Estônia, faz parte de um conjunto de 9 crateras causadas pela queda de um meteoro que se partiu em pedaços ainda na atmosfera. A maior cratera tem cerca de 110 metros de diâmetro e 22 de profundidade. A queda ocorreu entre o 4° e 8° século antes de cristo.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create