SÃO PAULO – O sucesso do FourSquare é apenas o começo da onda de serviços online que se aproveitam da localização do usuário para oferecer recursos avançados.
Essa foi uma das conclusões do painel de discussão sobre o tema, hoje, durante o InfoTrends. O uso da geolocalização em jogos sociais, campanhas publicitárias menos invasivas e no comércio são as principais apostas dos especialistas mediados pelo redator-chefe da revista INFO, Gustavo Poloni.
“O desafio atual é levar o online para o off-line, levar as compras da web para o mundo real. Assim, as marcas poderão atingir as pessoas corretas no momento certo”, disse Rafael Siqueira, fundador e CTO dosite Apontador, que tem 13 milhões de visitantes por mês e oferece aplicativos com recursos de geolocalização para smartphones e tablets.
Os aplicativos que mostram as condições de trânsito começam a ser atualizados em tempo real, com cada vez mais qualidade de acordo com a escalada do número de usuários”, conta Siqueira. “Muitos pensam que geolocalização é apenas um GPS dentro do celular, mas é muito mais do que isso”, concluiu.
Com a interação entre a localização real dos usuários e os serviços online, nascem também novos tipos de medições e objetivos. “As empresas pagarão mídia para quem entrar na loja, uma nova métrica que
deverá funcionar como hoje funcionam as medições de custo por clique ou custo por impressão”, afirmou Flávio Stecca, CTO da Movile.
“Antes se pensava muito no tamanho, no máximo de pessoas a atingir. Hoje, afinando o filtro, as marcas conseguem falar com as pessoas certas, a comunicação fica muito mais assertiva”, falou Léo Xavier,
presidente da PontoMobi. O uso da geolocalização também pode melhorar serviços essenciais, como
o atendimento a um carro quebrado. “As campanhas vêm ficando cada vez mais ricas e atrativas. Não é apenas spam via SMS. Por meio de aplicativos é possível, por exemplo, chamar a seguradora e ver em tempo real a localização do guincho que vai socorrer seu carro”, disse Breno Masi, criador da FingerTips.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postem aqui