Páginas

Botões

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Maior flor do mundo desabrocha em Minas Gerais

É a primeira vez que espécie floresce na América Latina


Foto: Reprodução

Maior flor do mundo exala um forte odor de carne podre

A flor fedorenta ou Amorphophallus titanum floresceu em Inhotim, Minas Gerais. Esta é a primeira vez que a espécie se desenvolve na América Latina. Plantada a partir de sementes enviadas ao curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves, há cerca de 10 anos, o material floresceu dentro da estufa recentemente inaugurada para a manutenção do material de pesquisa. O desabrochar desta flor é acompanhado com ansiedade pelos japoneses.

No Brasil, curiosos podem agora fazer o mesmo. Uma rota especial para o viveiro do Jardim Botânico foi criada para levar o público até a planta, com custo de 10 reais. Quem preferir pode acompanhar tudo pela internet.

A flor
Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta. Além das flores, ela produz um forte odor de carne podre. Deacordo com cientistas, serve para atrair insetos.

As esquisitices não param por aí. A planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. A flor é produzida a cada dois anos, depois dos 10-12 anos após a germinação da semente.

Fonte

Cientistas japoneses criam rato que gorjeia como um pássaroCientistas japoneses criam rato que gorjeia como um pássaro

Sucessivos cruzamentos deram origem a animal que cientistas esperam que possa esclarecer as origens da linguagem humana


Foto: AFP

Este ratinho mutante, criado por cientistas japoneses, pode cantar como um pássaro

Cientistas japoneses anunciaram nesta terça-feira a criação de um rato que pia como um pássaro, uma "evolução" produzida pela engenharia genética e com a qual esperam lançar novas luzes sobre as origens da linguagem humana.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka, no oeste do Japão, criou o animal, como parte do "Projeto Rato Evoluído", no qual os cientistas usam cobaias geneticamente modificadas propensas a mutações.

"As mutações são a força motriz da evolução. Cruzamos ratos geneticamente modificados por gerações para ver o que acontecia," disse à AFP o coordenador do estudo, Arikuni Uchimura.

"Verificamos os recém-nascidos um por um... Um dia encontramos o que chilreava como um pássaro", disse, esclarecendo que o "rato cantador" nasceu por acaso, mas esse traço será transmitido a futuras gerações.

"Surpreendeu-me porque esperava ratos diferentes fisicamente", explicou por telefone, acrescentando que, de fato, com o projeto também foi criado um "rato com extremidades curtas e um rabo mais fino, como o de um cão dacshund".

O laboratório, dirigido pelo professor Takeshi Yagi, da Escola de Estudos Superiores de Biociências de Fronteira da Universidade de Osaka, conta atualmente com mais de 100 "ratos cantores" para futuras investigações.

A equipe espera que estes animais deem pistas sobre a evolução da linguagem humana. Os cientistas descobriram que as aves utilizam diferentes elementos sonoros, que emitem juntos, em partes, como as palavras da linguagem humana, e depois "encadeiam" esses pedaços em "canções" sujeitas a certas regras linguísticas.

"Os ratos são mais fáceis de se estudar do que as aves, uma vez que são mamíferos e estão muito mais perto dos seres humanos em termos de estrutura cerebral e outros aspectos biológicos", disse Uchimura. "Estamos vendo como um rato que emite novos sons afeta os do mesmo grupo... em outras palavras, se tem conotações sociais", disse, acrescentando que os comuns emitem guinchos, principalmente quando estão estressados.

Levando-se em conta que os ratos mutantes piam mais ou menos forte quando colocados em ambientes diferentes, ou quando os machos se acasalam com as fêmeas, seus gorjeios "podem ser uma espécie de expressão de suas emoções ou condições físicas", explicou Uchimura.

A equipe descobriu que os ratos normais que cresceram com os cantadores emitiam menos ultrassons que outros, podendo indicar que os métodos de comunicação podem ser propagados no mesmo grupo como um dialeto."Sei que é uma possibilidade remota e muitos dirão que é 'absurda'... mas tenho a esperança de, um dia, criar um Mickey Mouse", concluiu brincando.

Fonte

Terremoto atinge sudeste do Japão e gera alerta de tsunami

Tremor de 7,4 graus ocorreu a 130 quilômetros da ilha Chichijima. Não há informações sobre danos


Um terremoto de magnitude 7,4 graus atingiu ilhas no Oceano Pacífico a sudeste do Japão na quarta-feira (horário local, às 15h19 de Brasília) e foi emitido um alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica do Japão. Ainda não há informações sobre danos.

Uma mensagem divulgada pelas redes de televisão adverte que as ondas podem alcançar dois metros de altura e chegar ao litoral das ilhas Ogawara, situadas ao sul do país. "Qualquer pessoa que se encontre próxima ao litoral deve ser evacuada até as zonas mais elevadas", repetem as mensagens televisivas.

O epicentro do tremor ocorreu a 130 quilômetros a nordeste da ilha de Chichijima a uma profundidade de mais de 10 quilômetros abaixo do mar, segundo a agência.

Fonte

Celulares, MP3, tablets: pequenos formatos, grande impacto no planeta

PARIS (AFP) - São pequenos, leves e tentadores, mas os celulares, os MP3, os tablets ou outros brinquedinhos eletrônicos que dominarão as árvores de Natal este fim de ano têm um impacto notável sobre o meio ambiente.

PUBLICIDADE

De sua fabricação - que requer a extração de minerais raros que geram emissões de CO2 - até o final de sua vida, quando devem ser submetidos a um processo de reciclagem nem sempre empregados, estes aparelhos têm todas as características necessárias para não integrar a lista de presentes dos defensores do meio ambiente.

"São aparelhos em miniatura, com um aspecto inofensivo, mas têm um impacto ambiental colossal: para extrair pequenas quantidades de minerais, é preciso desmatar hectares de florestas e espaços naturais", denuncia Annelaure Wittmann, da Associação Amigos da Terra.

Wittmann cita o exemplo República Democrática do Congo (RDC), onde a extração de mineral indispensável para a fabricação de celulares ameaça as populações de gorilas.

Esta ONG já lançou ataques contra o iPad da Apple, criticando "o incrível desperdício de matérias-primas que sua fabricação requer".

Em termos de gases de efeito estufa, a compra de equipamentos eletrônicos representa de 6 a 7% das emissões anuais de um cidadão francês, mais da metade das quais vem de televisores, segundo Jean-Marc Jancovici do gabinete de assessoria Carbone 4.

O Centro Nacional francês de Informação Independente sobre Dejetos (Cniid), que milita por uma redução destes resíduos, denuncia, por sua parte, "a estratégia deliberada" dos fabricantes destes aparelhos ao reduzir a duração de sua vida ativa, porque são dificilmente reparáveis ou porque estão submetidos à "ditadura da moda".

"São vendidos como coisas indispensáveis de ter, dando a impressão de que não se pode viver sem um iPhone", lamenta Hélène Bourges, encarregada do Cniid.

A importante taxa de renovação destes aparelhos - a cada dois anos para os celulares, por exemplo - causa um problema, já que muitos deles são descartados quando podiam ser úteis.

Esses aparelhos, cujos componentes são de forte poluição, não devem ser jogados em latas de lixo comum, e sim em lugares de reciclagem especiais, recorda Christian Brabant, diretor-geral da "Eco-systèmes", o organismo francês que gerencia desde 2006 o recolhimento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.

Atualmente, menos da terça parte dos aparelhos vendidos no mercado é colocada ao fim de sua vida útil nesses locais de reciclagem (6,5 kg por habitante por 22 kg de produtos comercializados em 2009).

"Muitos aparelhos são guardados ou jogados no lixo. A prioridade é levá-los aos locais adequados ou devolvê-los ao distribuidor", explica.

Para quem, apesar de tudo, querem ganhar um novo smartphone de presente de Natal, é possível encontrar material de segunda mão, afirma Annelaure Wittmann, que aconselha, além disso, que sejam dados presentes mais virtuais, como um lote de canções para ser baixado legalmente.

Fonte

Mudança climática afeta produção de energia

Mudança climática afeta produção de energia

BRASÍLIA - As mudanças climáticas poderão provocar, nas próximas décadas, impactos "alarmantes" em algumas bacias hidrográficas brasileiras, especialmente no Nordeste.

A redução dos estoques de água até 2100 seria mais moderada na Região Norte. Mas, nas demais, pode haver redução da capacidade de geração de energia hidrelétrica, de 29,3% a 31,5%

Os dados são do divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os impactos seriam menores no Sul e no Sudeste, mas não o suficiente para repor as perdas das regiões Norte e Nordeste.

Na agricultura, o aquecimento do clima só não afetaria a lavouras de cana-de-açúcar. As plantações de soja sofreriam redução de 34% a 30%, as de milho, de 15%, e as de café, de 17% a 18%, com agravamento mais sério na cultura de subsistência no Nordeste. A quarta edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental, divulgada hoje, avalia que o impacto sobre as culturas agrícolas poderia ser compensado ou amenizado nas próximas décadas com modificações genéticas dos produtos, o que exige investimento anual de R$ 1 bilhão em pesquisas.

O uso de combustíveis renováveis, no lugar dos derivados de petróleo evitaria emissões de 203 milhões a 923 milhões de toneladas de gás carbônico em 2035, de acordo com o estudo. A produção necessária para obter os combustíveis alternativos envolveria o uso de 17,8 milhões a 19 milhões de hectares e não seria necessário usar áreas das culturas de subsistência nas regiões.

A necessidade de produção dos alternativos não pressionaria o desmatamento da Amazônia. Mas, nas regiões Sudeste e Nordeste, no entanto, poderia haver danos florestais e de matas se não forem empregadas políticas adequadas para os biocombustíveis.


Fonte

O mundo está aquecendo, alerta Nasa

O mundo está aquecendo, alerta Nasa
O mapa acima mostra a variação de temperatura da década de 2000-2009 comparada ao período de 1951-1980; o de baixo mostra a década de 1970-79 comparada ao mesmo período.

SÃO PAULO - O mundo está aquecendo. Quer o fenômeno seja causado pela ação humana ou por mudanças naturais do planeta, o fato é que os termômetros de todo o mundo estão marcando números maiores desde o início da revolução industrial.

Esta é a conclusão de um estudo da Nasa, que comparou dados da década de 70 e 2000 com a média obtida entre os anos de 1951-1980.

O estudo em andamento é conduzido pelos cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS), e concluiu que a temperatura média global aumentou cerca de 0,8º C desde 1880. Dois terços do aquecimento ocorreram depois de 1975, a uma taxa de aproximadamente 0,15-0,20º C por década.

Os mapas acima mostram as variações de temperaturas medidas entre 200 e 2009 (mapa superior) e 1970-1979 (mapa inferior). Os mapas não mostram temperaturas absolutas, mas indicam o quanto uma região esquentou ou esfriou comparado ao valor considerado normal, medido entre 1951-1980.

Esse período foi escolhido como base para comparação porque o U.S. National Weather Service usa um período de três décadas para definir o que são as temperaturas médias. Como as análises do GISS começaram em 1980, o período de 1951-1980 era o mais recente para comparação. Outro fator que ajudou a defini-lo como padrão é o fato de ser um período no qual a maioria dos adultos de hoje cresceu, o que pode ser uma boa referência.

As análises do GISS foram feitas usando dados públicos disponíveis de 6.300 estações meteorológicas do mundo, medições das temperaturas do mar feitas em navios e satélites e observações de estações na Antártica. Esses três conjuntos de dados são colocados em um programa de análise que calcula a tendência das anomalias.

As temperaturas locais, em períodos curtos, podem variar significativamente devido a eventos cíclicos previsíveis (dia e noite, estações do ano), ou outros mais difíceis de prever, como ventos e chuvas. Mas a temperatura global depende, basicamente, de quanta energia o planeta recebe do Sol e quanta ele irradia de volta ao espaço. Essas quantidades variam muito pouco.

A quantidade de energia emitida pela Terra depende muito da composição química da atmosfera, especialmente da quantidade de gases causadores do efeito estufa. É aí que entra o estudo do GISS: o objetivo é fornecer uma estimativa das mudanças de temperatura que possa ser comparado com quantidade de CO2, aerosóis e mudanças na atividade solar. Assim, além de descobrir que a Terra está aquecendo, seria possível apontar por que ES está acontecendo.

Fonte



Nuvens devem aumentar o aquecimento global

Nuvens devem aumentar o aquecimento global
Segundo estudo, nuvens perderão capacidade de resfriar o planeta devido aos gases do efeito estufa

SÃO PAULO - Uma das grandes incertezas a respeito das mudanças climáticas globais está nas nuvens. Como elas reagirão ao aquecimento do planeta – e com que consequências – é algo que tem intrigado os cientistas.

De um lado, estudos apontam que o aquecimento irá alterar as nuvens de forma a contrabalançar os efeitos dos gases estufa. De outro, pesquisas indicam que as mudanças nas nuvens aumentarão o aquecimento.

Um novo trabalho, publicado nesta sexta-feira na revista Science, reforça o lado negativo. Segundo o estudo, em escala global as nuvens, atualmente, influenciam o clima de tal modo que resulta na diminuição da temperatura na superfície do planeta. Mas elas perderão parte dessa capacidade de resfriamento. Justamente por culpa dos gases estufa.

Andrew Dessler, da Texas A&M University, nos Estados Unidos, analisou dados colhidos nos últimos dez anos por satélites dos padrões climáticos recorrentes El Niño (que causa aquecimento) e La Niña (que causa resfriamento).

As consequências dos fenômenos – mais calor ou mais frio – foram usadas para simular tendências na temperatura. Em um mundo mais quente, as nuvens mais elevadas – que tendem a segurar o calor proveniente da luz solar, que sem elas escaparia para o espaço – podem se tornar mais espessas ou se expandir em maiores áreas de cobertura. Essa resposta positiva das nuvens levaria a um aquecimento ainda maior.

Ou, então, os gases estufa poderiam engrossar e expandir as nuvens mais baixas, refletindo mais energia solar ao espaço e esfriando o planeta. Essa seria o que os cientistas chamam de resposta negativa.

Fonte


Urso polar pode sobreviver ao aquecimento

Urso polar pode sobreviver ao aquecimento

SÃO PAULO - Um dos maiores símbolos das consequências do aquecimento global, o urso polar pode não estar com seus dias contados.

Incluído nas listas das espécies ameaçadas de extinção, por conta do declínio constante de seu hábitat gelado devido às mudanças climáticas, o animal poderá ser salvo, caso haja queda na emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Leia também:A conclusão é de um estudo feito nos Estados Unidos e que está na capa da edição desta quinta-feira (16/12) da revista Nature. Segundo a análise, se o homem reduzir as emissões de gases estufa significativamente nas próximas duas décadas, gelo suficiente permanecerá intacto no Ártico entre o fim do verão e início do outuno para garantir a permanência do urso polar.

Alguns dos cientistas envolvidos no atual estudo participaram da previsão feita há três anos a respeito da extinção da espécie. “O que projetamos em 2007 teve como base o cenário de emissões de gases de então e não consideramos a possibilidade de mitigação nas emissões”, disse Steven Amstrup, pesquisador emérito do U.S. Geological Survey e um dos autores do artigo.

Na época, a análise havia projetado que apenas um terço dos cerca de 22 mil ursos polares sobreviveriam na metade deste século se o dramático declínio no gelo ártico continuasse e que eventualmente eles poderiam desaparecer por completo. No ano seguinte, a espécie foi incluída na lista das ameaçadas de extinção.

O novo estudo tem como base um modelo proposto por Cecilia Bitz, professora da Universidade de Washington, segundo o qual não há um ponto limite que resultaria em uma perda de gelo marinho no verão, promovido pelo aquecimento do planeta, que possa ser considerado impossível de ser revertido.

“Nossa pesquisa resulta em uma mensagem muito promissora e de esperança, mas também de incentivo para que as emissões de gases que promovem o efeito estufa sejam reduzidas”, disse a cientista.

Segundo o estudo, se houver uma mitigação significativa das emissões no futuro próximo, as perdas aceleradas de gelo seriam seguidas por uma retenção substancial do gelo remanescente durante o século. Nesse cenário, até mesmo a recuperação parcial do gelo desaparecido poderia ocorrer.

O urso polar depende do gelo marinho para ter acesso a focas, sua principal fonte de alimentação.

Nas vezes em que ele não consegue alcançar o gelo marinho, cada vez mais frequentes, chega a perder quase 1 quilo de peso por dia. Por conta disso, o urso polar é visto como uma espécie de sentinela do ecossistema ártico.

O artigo "Greenhouse gas mitigation can reduce sea-ice loss and increase polar bear persistence" de Steven Amstrup e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Fonte

Nuvens devem aumentar o aquecimento global

Nuvens devem aumentar o aquecimento global
Segundo estudo, nuvens perderão capacidade de resfriar o planeta devido aos gases do efeito estufa

SÃO PAULO - Uma das grandes incertezas a respeito das mudanças climáticas globais está nas nuvens. Como elas reagirão ao aquecimento do planeta – e com que consequências – é algo que tem intrigado os cientistas.

De um lado, estudos apontam que o aquecimento irá alterar as nuvens de forma a contrabalançar os efeitos dos gases estufa. De outro, pesquisas indicam que as mudanças nas nuvens aumentarão o aquecimento.

Um novo trabalho, publicado nesta sexta-feira na revista Science, reforça o lado negativo. Segundo o estudo, em escala global as nuvens, atualmente, influenciam o clima de tal modo que resulta na diminuição da temperatura na superfície do planeta. Mas elas perderão parte dessa capacidade de resfriamento. Justamente por culpa dos gases estufa.

Andrew Dessler, da Texas A&M University, nos Estados Unidos, analisou dados colhidos nos últimos dez anos por satélites dos padrões climáticos recorrentes El Niño (que causa aquecimento) e La Niña (que causa resfriamento).

As consequências dos fenômenos – mais calor ou mais frio – foram usadas para simular tendências na temperatura. Em um mundo mais quente, as nuvens mais elevadas – que tendem a segurar o calor proveniente da luz solar, que sem elas escaparia para o espaço – podem se tornar mais espessas ou se expandir em maiores áreas de cobertura. Essa resposta positiva das nuvens levaria a um aquecimento ainda maior.

Ou, então, os gases estufa poderiam engrossar e expandir as nuvens mais baixas, refletindo mais energia solar ao espaço e esfriando o planeta. Essa seria o que os cientistas chamam de resposta negativa.

A princípio, os cientistas poderiam estimar qual resposta seria prevalente em um cenário de aquecimento ao comparar a temperatura superficial com a quantidade de energia devolvida ao espaço. O problema é que registros disponíveis de tais perdas de radiação são insuficientes para revelar o que ocorreu no último século.

Dressler usou apenas dez anos de dados de satélite, que são considerados os melhores dados existentes. E removeu dos resultados as respostas devidas a outros fatores, como alterações no vapor de água.

O resultado geral do estudo apontou uma resposta positiva, isto é, de aquecimento. Ao avaliar os oito principais modelos climáticos globais, o cientista também encontrou uma resposta positiva.

Segundo Qiang Fu, da Universidade de Washington, o estudo é importante por confirmar modelos climáticos de aquecimento. “Os resultados não mostram qualquer evidência de uma grande resposta negativa das nuvens”, disse.

Mas Dressler reforça que os resultados podem ser aplicados para uma estimativa de curto prazo e que novos estudos são necessários para previsões de maior extensão.

O artigo A Determination of the Cloud Feedback from Climate Variations over the Past Decade(10.1126/science.1192546), de Andrew Dessler, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

Fonte

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pesquisador diz ter encontrado Código da Vinci

Pesquisador diz ter encontrado Código da Vinci

SÃO PAULO – Pesquisadores italianos afirmam ter encontrado um código na mais famosa pintura de Leonardo da Vinci.

Nos olhos da Monalisa, e em outras partes do quadro, estariam escondidas letras e números colocados pelo próprio pintor, que formariam um código ainda a ser desvendado.

A polêmica afirmação foi feita pelo presidente do Comitê Nacional Para Preservação da Herança Cultural da Itália, Silvano Vinceti. Ao aumentar imagens em alta resolução da famosa pintura, ele diz ter encontrado as letras e números.

Em entrevista à agência italiana de notícia ANSA, ele disse que, a olho nu, os símbolos são muito difíceis de distinguir. No entanto, com lentes de aumento é possível ver as letras “LV” atrás da pupila direita da Gioconda (a esquerda para quem olha o quadro de frente). As letras poderiam representar as inicias de Leonardo da Vinci.

Os símbolos da pupila esquerda, no entanto, seriam os mais misteriosos. De acordo com o pesquisador, eles parecem ser as letras CE ou, ainda, somente a letra B. Outros símbolos estariam escondidos na paisagem, mais precisamente no arco da ponte. Nele, parece estar pintado o número 72 - ou a letra L e um 2.

Apesar de ter ganho destaque na web, a notícia não agradou muito os estudiosos de da Vinci. O problema está na falta de suporte, de embasamento, da descoberta. O primeiro e maior problema seria justamente o fato da pesquisa ter sido feita com imagens em alta resolução, e não com o quadro em si. “Ao vivo”, a Monalisa aumentada não revelaria nenhum número ou letra, sendo que os únicos desenhos visíveis seriam as ranhuras, o chamado “craquelê” do quadro.

O segundo problema seria o fato de que o quadro já desperta bastante curiosidade e levanta inúmeras especulações. São tantas teorias e suposições que se torna “fácil” enxergar praticamente qualquer coisa na obra.

Parece que, por enquanto, os olhos da Gioconda permanecem ainda uma especulação. Eles se juntam a seu enigmático sorriso e à sua ainda debatida verdadeira identidade para aumentar a lista de mistérios de da Vinci que, provavelmente, nunca terão uma solução.

Fonte

Prótese de braço ganha forma de tentáculo

Prótese de braço ganha forma de tentáculo

SÃO PAULO- Estudante cria novo conceito para próteses de membros superiores.

Kaylene Kau, recém formada em design industrial pela Universidade de Washington, afirma que a ideia partiu do desafio proposto por um de seus professores: ir além do que existe hoje no mercado de próteses.

O tentáculo modulado vai na direção oposta da maioria das pesquisas, que busca recriar a aparência humana das mãos e braços.

Sem dedos, abastecido por um pequeno motor e cabos, o braço mecânico preza pela funcionalidade na hora de pegar e segurar objetos.

Quem se interessar pelo trabalho de Kaylene, pode entrar em contato com ela. A moça está à procura de um emprego.


Fonte

Gota de sangue revela a idade de criminoso

Gota de sangue revela a idade de criminoso
Técnica inédita descobre idade a partir de pequena amostra de sangue

SÃO PAULO - Com uma nova técnica desenvolvida na Holanda, pesquisadores conseguem estimar a idade de uma pessoa a partir de amostras de seu sangue.

Imagine a cena. A vítima está caída no chão. O crime foi cometido na sala de estar, com um castiçal, e a única pista que a polícia tem do assassino é uma gota de sangue encontrada no local – e que, obviamente, não pertence à vítima.

Se a vida fosse mesmo uma partida de Detetive, seria fácil encontrar o culpado em meio a apenas seis suspeitos. No entanto, a realidade é um pouco mais complicada...

Uma solução possível para o crime e bastante popularizada pelas séries investigativas de TV seria fazer a análise de DNA dessa amostra. No entanto, não só esse procedimento nem sempre é possível como, mesmo que se conseguisse extrair material genético das células brancas (já que as hemácias não têm núcleo), essas informações poderiam não ser muito úteis em um primeiro momento.

Além do custo, há a questão crucial de saber com quem se compararia a amostra de DNA e, em última instância, se haveria autorização para coletar material do suspeito.

Por isso, cientistas do Centro Médico da Universidade Erasmus pesquisaram quais outras informações estariam presentes naquelas gota e poderiam ajudar a polícia a afunilar a lista de suspeitos. O resultado? Um método que revela a idade.

Até agora, era necessário ter dentes ou ossos para determinar quantos anos uma pessoa tinha. No entanto, na maioria das cenas de crime, é mais comum encontrar um rastro de sangue do suspeito do que algum desses outros materiais.

O trabalho publicado na Current Biology foi liderado pelo professor Manfred Kayser, de Biologia Forense Molecular. Ele utilizou o fato de que certas moléculas de DNA em algumas células sanguíneas decaem com a idade para desenvolver um teste bastante confiável. Nele, é possível prever a “categoria” de idade na qual a pessoa se encontra.

As moléculas utilizadas, as chamadas sjTREC, são liberadas como resultado de adaptações feitas pelo nosso corpo para formar novas células imunológicas (células T). É o número dessas moléculas sjTREC que decai coma idade. Os pesquisadores trabalham agora para aprimorar os testes e tornar os números cada vez mais precisos.

Os resultados fornecem uma informação importante, por exemplo, para afunilar as buscas por um suspeito ou até mesmo identificar as vítimas em um desastre.


Fonte


Vírus artificial pode ser usado para vacinas

Vírus artificial pode ser usado para vacinas

RIO DE JANEIRO- A descoberta do vírus artificial poderá abrir caminho para vacinas mais inofensivas, que não precisarão utilizar partes de vírus vivos, reduzindo assim o perigo de reações adversas.

A previsão é do cientista Eckard Wimmer, criador do vírus artificial. Em palestra, na última quinta-feira (21), para pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio, ele disse que os vírus sintetizados também poderão ser usados para a terapia genética.

“Eu acredito que haverá uma revolução na criação de novas vacinas. Também na terapia genética os vírus poderão levar até as células determinadas proteínas que o paciente não consiga fabricar ou que sintetize de forma insuficiente”, afirmou.

Por outro lado, o cientista alerta que os avanços na tecnologia também podem possibilitar a criação de vírus modificados, que poderão ser usados tanto para a cura de doenças quanto para a criação de armas biológicas por terroristas.

“Um governo hostil, com dinheiro suficiente para comprar conhecimento, pode fazer isso [desenvolver arma biológicas]. É apenas uma questão de esperança, que isso não venha a acontecer. Não existe maneira de evitar que um grupo forte e perigoso faça como aconteceu anos atrás no Japão [quando terroristas espalharam gás sarin no metrô de Tóquio, em 1995, matando 12 pessoas e intoxicando 6 mil]. Os governos devem se preocupar em investigar e se infiltrar nesses grupos”, advertiu o cientista, nascido na Alemanha e atualmente residente nos Estados Unidos, onde desenvolveu suas pesquisas.

Em 2002, ele anunciou o desenvolvimento do primeiro vírus artificial, por meio da manipulação do vírus da poliomielite. Na época, chegou a ser criticado por muitos setores, principalmente o religioso, com afirmações de que estaria “brincando de Deus”, ao tentar criar a vida. Wimmer disse que isso o deixou muito irritado, mas que atualmente a tecnologia já está mais bem compreendida e as críticas praticamente desapareceram.

O cientista comentou ainda os surtos de superbactérias, que atingem hospitais no Brasil e em outros países. “Essas bactérias foram criadas por nós mesmos. É nossa culpa que elas estejam se proliferando. Nós tomamos muitos antibióticos e isso criou resistência. O que elas estão fazendo [criando variações] é apenas se defendendo”, analisa.


Fonte

Cientistas revertem envelhecimento


Cientistas revertem envelhecimento
Vida imita a arte: como no filme O Curioso Caso de Benjamin Button, em que homem nasce velho e rejuvenesce, cientistas conseguem reverter o envelhecimento em ratos

SÃO PAULO - Cientistas da Universidade de Harvard (Dana-Farber Cancer Institute) conseguiram pela primeira vez reverter parcialmente a degeneração associada à idade em ratos.

Como resultado, os animais apresentaram crescimento de tecido no cérebro e testículos, além de melhora na fertilidade e retorno das funções cognitivas.

O trabalho, publicado na Nature, foi liderado por Ronald A. DePinho, professor de genética da instituição.

Como na história de F. Scott Fitzgerald, o Curioso caso de Benjamim Button, ratos envelhecidos começaram a rejuvenescer – mas, ao contrário do conto da ficção levado aos cinemas com Brad Pitt no papel principal, o fenômeno contou com a ajuda da ciência.

O professor DePinho e sua equipe conseguiram o feito ao criar ratos com um gene especial que permitia controlar a enzima telomerase, responsável por manter as “capas” protetoras, chamadas telômeros, na ponta dos cromossomos.

Conforme envelhecemos, os níveis de telomerase caem. Há tempo pesquisadores sabem que essa queda está associada com a erosão progressiva dos telômeros, o que pode contribuir para a degeneração do tecido e declínio de funções.

Criando ratos com um “interruptor” de telomerase, os pesquisadores conseguiram envelhecer prematuramente alguns animais e, da mesma forma, reativar a enzima para testa se seria possível também rejuvenescer os animais. As condições observadas com o envelhecimento precoce forma testículos reduzidos, ausência de esperma, baço atrofiado, intestino danificado, encolhimento do cérebro e incapacidade de desenvolver novas células cerebrais.

O gene da telomerase, chamado de TERT, foi modificado em alguns ratos para encodar uma proteína que somente era ativada com uma forma especial do hormônio estrógeno. Assim, a qualquer momento, os cientistas poderiam dar ao rato um medicamento para estimular os receptores e torná-los ativos.

Após quatro semanas, os ratos envelhecidos que tiveram a telomerase reativada apresentaram telômeros maiores e claros sinais de rejuvenescimento: as células voltaram a crescer regenerando tecidos e seus baços, testículos e cérebros aumentaram. Os testículos também produziram novos espermatozóides, e sua fertilidade aumentou: as fêmeas desses machos deram cria a ninhadas maiores. Os pesquisadores também testaram os animais em um percurso com diversos odores associados a perigo – como o cheiro de predadores ou de comida estragada. Quando foram “envelhecidos”, conforme suas células olfativas atrofiavam, eles perderem a capacidade de se localizar nesse caminho para evitar o perigo. Após o boost de produção de telomerase, no entanto, elas se regeneraram e o rato ganhou de volta seu olfato.

Outro ponto importante é que não houve sinais de câncer associados ao tratamento, o que era uma preocupação porque, com a idade, o encurtamento dos telômeros em tecido comum mostra uma queda constante – menos nos casos de câncer, no qual seu comprimento é mantido. Isso ocorre porque as células cancerígenas usam a telomerase para se tornarem quase “imortais”. O risco de câncer no tratamento foi reduzido “religando” nos ratos a telomerase por apenas alguns dias ou semanas.

A expectativa de vida dos animais também aumentou quando comparado a dos ratos envelhecidos não tratados. Porém, eles não viveram mais tempo do que os roedores normais.

Apesar dos bons resultados, os pesquisadores alertam que uso de alguma aplicação semelhante em humanos ainda é distante. Ainda é preciso descobrir, por exemplo, como isso teria um impacto no envelhecimento normal, não previamente acelerado. No entanto, está claro que a perda de telômeros está associada a problemas ligados à idade, e que sua restauração poderia aliviar tais problemas.


Fonte

Pearl Jam planta árvores para absorver CO2

Pearl Jam planta árvores para absorver CO2
Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam: investimento tem como objetivo compensar o carbono usado pela banda em combustíveis fósseis ligados a navios, caminhões, aviões, hotéis, assim como emissões estimadas de 480 mil fãs que viajaram e voltaram de seus shows em 2009.


OSLO - Enquanto muitas pessoas sonham em se tornar astros de rock, o guitarrista do Pearl Jam, Stone Gossard, está tentando ser mais um empreendedor para ajudar a desacelerar o processo de mudanças climáticas.

A banda americana, que já vendeu 60 milhões de álbuns desde 1991, anunciou nesta segunda-feira estar investindo 210 mil dólares no plantio de árvores no Estado de Washington para absorver as estimadas 7 mil toneladas de dióxido de carbono ligadas à sua turnê de 32 dias em 2009.

"O Pearl Jam é uma banda mas também somos um negócio", disse à Reuters o guitarrista Gossard em entrevista telefônica.

"Estamos nos vendo como uma empresa em Washington, uma empresa regional que está reconhecendo seus rastros de carbono e esperando inspirar outras empresas."

Muitos músicos famosos tem buscado aumentar a conscientização sobre o aumento nos riscos das mudanças climáticas, muitas vezes plantando árvores, e culminando nos concertos "Live Earth" em julho de 2007, que percorreu sete continentes.


Mas Gossard, 43 anos, disse que a inspiração ligada às celebridades muitas vezes tem vida curta. "A idéia de uma celebridade é fantástica em termos de aumentar a conscientização por um dia ou uma semana, mas precisa ser uma política empresarial consistente no longo prazo", disse ele.

Ele disse que existem bons argumentos empresariais para investir em medidas climáticas -apesar de as pesquisas de opinião nos Estados Unidos revelarem uma crença cada vez menor do ser humano como causa do aquecimento global. A legislação para a redução da emissão de carbono está estagnada no Senado americano.

"É realizável. Não irá matar a sua empresa e irá aumentar a habilidade de sua empresa em vender o que estiver vendendo por ser bom gestor da terra", disse ele.

Gossard disse que os investimentos do Pearl Jam tinham como objetivo compensar o carbono usado pela banda em combustíveis fósseis ligados a navios, caminhões, aviões, hotéis, assim como emissões estimadas de 480 mil fãs que viajaram e voltaram de seus shows em 2009.


Fonte

Será o fim dos códigos de barra?

Será o fim dos códigos de barra?
Etiquetas RFID impressas por meio de uma nova técnica poderão substituir os códigos de barra no futuro

SÃO PAULO – Nova pesquisa com tecnologia RFID poderá substituir os códigos de barra de forma barata e muito mais prática.

Juntos, cientistas da Universidade Rice, nos Estados Unidos, e Universidade Nacional Sunchon, na Coréia, criaram um transmissor que pode ficar invisível ao ser impresso em embalagens.

Ele permitiria, por exemplo, que a passagem pelo caixa do supermercado fosse muito mais rápida: o cliente não precisaria mais tirar as compras do carrinho para que todas as embalagens, juntas, passassem por um scanner. Em segundos, ele leria todos os itens ao mesmo tempo, faria a soma e também atualizaria o sistema de estoque da loja.

A tecnologia ainda precisa de aperfeiçoamentos, mas uma primeira versão aparece na revista IEEE Transactions on Electron Devices.

Ela é baseada em uma tinta com nanotubos de carbono própria para a produção de pequenos transistores em filmes – um elemento chave para as identificações em freqüências de rádio (RFID) em etiquetas.

Apesar de comuns, as etiquetas RFID de hoje são ainda muito caras por serem feitas de silício. A nova tecnologia permite que elas sejam impressas no próprio papel ou plástico das embalagens, diminuindo muito os custos.

O método usa um processo de gravura, e não de impressão, para substituir códigos de barra. Por enquanto, os pesquisadores já criaram com sucesso etiquetas de um bit – e trabalham em uma de 16 bits.

As etiquetas impressas com a tinta especial ligam quando recebem as freqüências de rádio corretas, e retornam para o sistema a informação que contêm – como, por exemplo, o preço.

As equipes trabalham agora em dois grandes problemas para que o produto possa se tornar comercializável: seu tamanho (ele precisa ter as medidas de um código debarras, ou seja, um terço do que é hoje) e seu alcance – que, no momento, ainda é muito pequeno.


Fonte

Intel mostra em NY software que lê a mente


Intel mostra em NY software que lê a mente
A tecnologia poderia um dia ajudar deficientes mentais a se comunicar.


NOVA YORK - A leitura da mente pode não ser mais domínio dos médiuns ou de advinhas: agora, computadores também são capazes de fazer isso.

A Intel ontem apresentou uma das suas inovações tecnológicas em Nova York. Um dos projetos em desenvolvimento é o software que usa imagens scanneadas do cérebro para determinar o que as pessoas estão pensando.

O programa analisa imagensMRI funcionais para descobrir quais partes do cérebro da pessoa está sendo ativada conforme ela pensa.

O pesquisador do Intel Labs Dean Pomerleau disse que, em testes, o software acertou 90% das vezes em qual de duas palavras a pessoa pensava.

A tecnologia poderia um dia ajudar deficientes mentais a se comunicar. Além disso, Pomerleau vê o projeto como um relevante avanço no controle da tecnologia apenas por pensamentos.

Fonte

Vende-se vaga para sobreviver ao apocalipse

Vende-se vaga para sobreviver ao apocalipse
Empresa Vivos pretende vender a quatro mil pessoas abrigos subterrâneos para salvar parte da população: empresa ainda se responsailiza por assistência médica e alimentação


SÃO PAULO – “Eventualmente, nosso planeta passará por outra catástrofe devastadora, seja causada pelo homem ou por forças da natureza. Desastres são raros e inesperados, mas, em qualquer grande intervalo de tempo, são inevitáveis. É hora de se preparar”.

É com essas palavras que a empresa Vivos pretende vender a quatro mil pessoas a chance de sobreviver ao fim do mundo.

Com sede na Califórnia, a companhia vai construir 20 abrigos subterrâneos próximos às principais cidades dos Estados Unidos, cada um com capacidade para até 200 pessoas e uma área de 1800 m2. As vagas já estão sendo vendidas a US$50 mil e, até agora, cerca de mil compradores foram aceitos para ocupar os locais.

A empresa se responsabiliza por fornecer segurança, assistência médica, odontológica, entretenimentos e, claro, alimentação pelo período de um ano após o fechamento das unidades. A dieta “gourmet” de 2.500 calorias diárias incluiria itens básicos (grãos, vegetais, carnes) e caros, como amoras e vinhos.

De acordo com a Vivos, os abrigos também serão depósitos de DNA. A empresa convida universidades a enviarem amostras de todos os seres vivos da Terra, junto com sementes, que serão guardadas em cofres refrigerados.

VEJA MAIS IMAGENS DOS ABRIGOS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS

Vídeo da Unidade em construção em Barstow, Califórnia.




Uma vez que um número suficiente de interessados tenha se manifestado, e os candidatos tenham sido selecionados pela Vivos, a construção dos abrigos terá início. Os locais devem estar prontos antes de 21 de dezembro de 2012 – e a data não é uma mera coincidência.

Apesar de se declarar uma organização sem ligações religiosas de nenhum tipo, a Vivos tem em seu site uma clara mensagem apocalíptica, influenciada principalmente pelas teorias do fim do mundo ligadas ao término do Calendário Maia (em 2012). Há, inclusive, um relógio em contagem regressiva para a data e trechos de um documentário sobre a teoria apocalíptica.

Além disso, os abrigos projetados por ela são vendidos como locais resistentes a ataques nucleares, bio terrorismo, guerras químicas, vulcões, asteróides, terremotos, mudanças polares, o retorno do Planeta X e anarquia política e social.

A Vivos também faz um alerta para uma possível teoria da conspiração, que envolveria políticos de todo o planeta: “os governantes do mundo estiveram ocupados construindo grandes abrigos subterrâneos para a elite. O que eles sabem? O resto de nós está por conta própria, sem uma solução de sobrevivência alongo prazo”.

Saída de emergência do abrigo.

Quarto

Local de detenção e segurança.



Sala de convivência

Escritório com computadores

Planta geral

Cozinha, living e sala de TV

Banheiro

Sala de atendimento médico


Fonte

Gel reduz contaminação por HIV

VIENA - Um estudo divulgado ontem mostrou que um gel medicinal pode reduzir drasticamente a contaminação pelo vírus HIV entre as mulheres.

O gel, que contém a droga tenofovir, do laboratório Gilead Sciences, reduziu em 39% a contaminação pelo vírus da Aids ao longo de dois anos e meio de testes. Foi a primeira vez que essa abordagem funcionou na proteção contra a transmissão sexual do vírus.

A descoberta, apresentada numa conferência internacional sobre Aids em Viena, foi qualificada pela OMS e pela Unaids (agência da ONU para o combate à Aids) como "pioneira". Permitindo que as mulheres se protejam sem depender dos parceiros, seria possível reduzir o ritmo da propagação da epidemia.

"Gente, estamos dançando de tão felizes", disse Salim Abdool Karim, da Universidade de KwaZulu Natal, em Durban, a respeito da descoberta sul-africana.

O gel também reduz em 51% o risco de contaminação por herpes genital, um resultado surpreendente e ainda mais benéfico.

O estudo envolveu 889 mulheres em Durban, metrópole na costa leste da África do Sul, e numa aldeia remota, e em ambos os universos as mulheres em geral usaram o gel conforme haviam sido instruídas, disse Karim, respondendo a uma pergunta sobre se o produto poderia funcionar no mundo real.

As ações da Gilead tiveram alta de 3% no pregão vespertino da Nasdaq, sendo cotadas a 32,90 dólares.

O estudo foi financiado em parte pelo governo sul-africano. O único envolvimento da Gilead foi fornecer a droga gratuitamente.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, descreveu a descoberta como "excitante". "Esperamos ver esses resultados confirmados. Uma vez que tenham demonstrado que são seguros e eficazes, a OMS vai trabalhar com países e parceiros para acelerar o acesso a esses produtos", disse ela em nota à conferência de Viena.

Michel Sidibe, diretor da Unaids, disse na conferência que o gel deve se tornar "uma opção poderosa para a revolução na prevenção, e nos ajudar a quebrar a trajetória da epidemia de Aids."

Os pesquisadores há anos tentam formular um microbiocida - um gel, creme, anel ou tablete a ser inserido na vagina ou no reto antes do sexo - para impedir a transmissão do vírus da Aids. Até agora, todas as tentativas tinham tido resultados frustrantes.

Fonte

Fiocruz cria teste rápido que diagnostica HIV

Fiocruz cria teste rápido que diagnostica HIV

RIO DE JANEIRO - O teste confirmatório de diagnóstico do vírus HIV agora será feito em até 25 minutos – o método convencional leva até um mês para ficar pronto.

O kit do teste rápido foi lançado hoje (1º) pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Dia Mundial de Luta contra a Aids. O teste Confirmatório Imunoblot Rápido, que também tem margem mínima de erro e um custo cinco vezes menor para o governo federal, estará disponível na rede pública de saúde a partir de 2011.

De acordo com o gerente de Programa de Reativos de Bio Manguinhos/Fiocruz, Antônio Ferreira, o portador de HIV terá vários benefícios com a inovação tecnológica. Segundo ele, as gestantes vão ter menos risco de erro em seu teste preliminar, e a agilidade vai melhorar o atendimento nos centros de testagem.

“Com a confirmação rápida, já excluiremos qualquer possibilidade de erro nesse diagnóstico preliminar, evitando que eventualmente mãe e bebê sejam submetidos a um tratamento antirretroviral desnecessário.

Além disso, segundo ele, mais de 70% das pessoas não retornam aos centros de testagem para saber o resultado do exame. “À medida que você consegue juntar a triagem e a confirmação, você já faz um trabalho extremamente efetivo”, ressaltou Ferreira.

Ele também explicou que o teste proporciona, além da rapidez, vantagens relacionadas ao desempenho em termos de sensibilidade e especificidade.

Outras inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidas para o combate às doenças retrovirais. “Uma conquista do Ministério da Saúde, da Coordenação da Política de Sangue e da FioCruz é a implementação gradual do teste NAT (teste de ácido nucleico) brasileiro para HIV e HCV (hepatite C), que é um teste molecular para ampliar a segurança nos serviços de hemoterapia no Brasil”, explicou o especialista. O teste já está registrado no Ministério da Saúde e deve ser implementado no primeiro semestre de 2011.


Fonte

Células tronco teriam curado paciente com HIV


Células tronco teriam curado paciente com HIV


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Grupo criacionista vai reconstruir Arca de Noé

Parque temático criacionista, o Ark Encounter terá atrações para crianças e adultos, sendo seu grande destaque uma réplica em tamanho real da Arca de Noé.

O projeto é parceria entre a empresa privada Ark Encounter e a organização Answers in Genesis, um grupo que defende o criacionismo e está por trás do Museu da Criação (Creation Museum), nos Estados Unidos.

Localizado no estado americanos de Ohio, o museu atraiu mais de 1,2 milhões de visitantes em três anos de funcionamento, e foi construído com R$35 milhões arrecadados em doações.

A mesma prática será adotada para o novo projeto. O Ark Encounter deve ser construído em uma propriedade de 3,2 km2, a 40 minutos do Museu da Criação – 35 minutos da cidade de Cincinnati. O custo total está estimado em US$125 milhões, porém uma campanha foi lançada para arrecadar os US$24,5 milhões destinados somente à construção da Arca.

Segundo a organização, a “réplica em tamanho real da Arca de Noé” será construída “de acordo com as dimensões bíblicas e construída com materiais e métodos os mais parecidos o possível com aqueles do tempo de Noé”.

O projeto terá um grande complexo de atrações bíblicas, com lazer, lojas, restaurantes, um zoológico com alguns dos animais que teriam entrado na Arca original, playground para crianças, uma Torre de Babel de 30 metros com um cinema 3D de 500 lugares. Haverá também uma réplica de uma cidade do Oriente Médio do século I, três aviários e uma área de eventos.

Se tudo sair como planejado, o parque abrirá em janeiro de 2014 – e os números mostram que não há motivo para os organizadores acharem que algo sairá fora do previsto. Em menos de uma semana, mais de US$129 mil já foram arrecadados, de acordo com a contagem em tempo real do site. As doações são divididas em três categorias: prego de madeira (US$100), tábua (US$1000) e viga (US$5000).

De acordo com a Gallup Organizations, que realiza pesquisas periódicas sobre criacionismo X evolucionismo, em 2004, 45% da população se dizia criacionista. Isso significa que quase metade dos americanos acredita que Deus criou todos os seres vivos, e que o homem existe, da forma exata como é hoje, há 10 mil anos.

Em 2007, a mesma organização se juntou ao USA Today para uma nova pesquisa, que revelou dados similares: 39% dos americanos acham que criacionismo é “definitivamente verdade”, e 27% acham que é “possivelmente verdade”. Já a evolução é “definitivamente verdade” para apenas 18% das pessoas, e “possivelmente verdade” para 35% delas.

Em 2005, uma outra pesquisa conduzida pelo Pew Forum on Religion and Public Life reportou que 38% dos americanos preferiria que o criacionismos fosse ensinado nas escolas no lugar da teoria da evolução.

É esta parcela da população que o Ark Encounter pretende atrair para seu novo parque, um projeto que já está sendo chamado de a Disneylândia do Criacionismo.

Parque Ark Encounter

Fonte: O Verbo / Info

Banda Quatro por Um lança Novo CD: Uma Voz



Uma Voz é o sexto CD da banda Quatro por Um pela MK Music. O álbum, marca uma nova fase do grupo com o retorno do tecladista Bruno Santos e a estreia do novo vocalista, Klev Soares. Para todos os integrantes, Klev chegou para somar. “Ele tem um testemunho lindo, uma vida cheia de experiências com Deus. Klev é dono de uma belíssima voz também, tudo que canta fica bonito, é um cara super musical”, atestam. Pra quem não sabe, Klev viveu um milagre, praticamente ressuscitou após contrair leptospirose e ser desenganado pelos médicos.

Além do novo vocalista, fato que faz uma grande diferença no trabalho da banda, outra característica no CD Uma Voz que deve ser destacada é a inclusão de um grande nome na produção musical: Kleber Lucas, que assina os arranjos em parceria com o Quatro por Um. O trabalho fluiu em clima de muita amizade, companheirismo, mas principalmente, profissionalismo. Com essa soma de talentos, o resultado não poderia ser melhor. “Foi muito bom trabalhar com o Kleber. Ele é uma pessoa incrível e um músico completo. Fez uma produção de excelência, com total dedicação ao projeto, preocupando-se com os mínimos detalhes. Realmente o Kleber mergulhou de cabeça nesse CD”, afirma a banda.

Kleber estava presente quando todos viveram um momento de profunda comunhão. “Na gravação de voz da música ‘Um Milagre’ a presença de Deus tomou conta do estúdio. Foi um momento marcante”, reitera Duda Andrade. Uma Voz marca o retorn o do grupo ao estilo que o consagrou: um louvor mais congregacional, adoração pop. São 12 faixas compostas por nomes como Anderson Freire, Marcelo Bastos (Min. Mãshîah), Livingsthon Farias, Davi Fernandes, Kleber Lucas, pelos integrantes do grupo – Duda Andrade, Valmir Bessa, Bruno Santos e Klev Soares – entre outros.

O repertório é realmente uma das fases mais importantes de toda a produção. Quando não é dada a foto banda 4/1devida atenção, pode-se perder todo um projeto. Esse erro, o 4/1 não cometeu. “Nesse trabalho tivemos um cuidado todo especial na escolha das canções. Recebemos diversas músicas lindas, e não foi fácil escolher”, declaram. As letras refletem o que a banda acredita e prega. “É possível honrar a Deus, ter compromisso com a Sua Palavra se ndo jovem. A nossa geração pode experimentar um avivamento que começa por uma vida de adoração, louvor e intimidade com Deus”. Tá dado o recado.

Fonte: O Verbo / MK Music / www.quatroporum.com.br

As Crônicas de Nárnia: Veja os últimos pôsteres de A Viagem do Peregrino da Alvorada

Terceiro filme da série estreia nesta sexta-feira.

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Voyage of the Dawn Treader), o terceiro filme da série inspirada nos livros do escritor cristão C.S. Lewis, chega aos cinemas nesta sexta-feira, e os últimos cartazes estão na rede.

Veja na galeria abaixo três artes de personagens – Aslan, Feiticeira Branca e Ripchip – e um cartaz quadrado com todo mundo junto.

O terceiro filme da série traz de volta Edmundo (Skandar Keynes) e Lúcia (Georgie Henley), agora acompanhados do primo Eustáquio (Will Poulter). Ao lado do Príncipe Caspian (Ben Barnes), eles partirão para descobrir o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Cáspian.

Com direção de Michael Apted, As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada estreia em 10 de dezembro em 2-D e 3-D convertido.


Sobre C. S. Lewis:

Clive Staples Lewis (29 de Novembro, 1898 – 22 de Novembro, 1963), chamado de C. S. Lewis. É conhecido mundialmente por ter sido um ateísta que, após sua conversão ao cristianismo, veio a se tornar um dos maiores escritores cristãos do século XX.

Lewis tem sido chamado o porta-voz não oficial do cristianismo, que ele soube divulgar de forma magistral, através de seus livros e palestras, onde ele apresenta sua crença na verdade literal das Escrituras Sagradas, sobre o Filho de Deus, sua vida, morte e ressurreição. Isto foi certamente verdade durante sua vida, mais de forma ainda mais evidente, após a sua morte.

Lewis notabilizou-se por uma inteligência privilegiada, e por um estilo espirituoso e imaginativo. “O Regresso do Peregrino”, publicado em 1933, “O Problema do Sofrimento” (1940), “Milagres” (1947), e “Cartas do Inferno” (1942), são provavelmente suas obras mais conhecidas. Escreveu também uma trilogia de ficção científico-religiosa: “Longe do Planeta Silencioso” (1938), “Perelandra” (1943), e “That Hideous Strength” (1945). Para crianças ele escreveu uma série de fábulas, começando com “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” em 1950. Sua autobiografia, “Surpreendido pela Alegria”, foi publicada em 1955.

Fonte: O Verbo / Omelete

Justiça vai dizer quem é o dono da Rede Record

Dia 12 de janeiro, a Justiça Federal esclarece o mistério que já dura 20 anos. Quem, afinal, é o dono da Rede Record? A Igreja Universal, pessoa jurídica impedida, ou o Bispo Edir Macedo, que na ocasião alegou ter tomado emprestado milhões de dólares da Igreja controlada por ele mesmo?

Com a mesma isenção e imparcialidade com que há 10 anos a Tribuna da Imprensa acompanha a tramitação da Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, que herdeiros dos antigos acionistas da ex-Rádio Televisão Paulista S/A movem contra a família Marinho, seguimos também o lento caminhar da Ação Civil Pública proposta pela Procuradoria da República em São Paulo contra a Rede Record de Televisão, a Igreja Universal do Reino de Deus e o bispo empresário Edir Macedo, com julgamento previsto para o dia 12 de janeiro de 2011.

No caso da TV Paulista (hoje, TV Globo de São Paulo), restou a triste conclusão de que o negócio foi consumado com documentos anacrônicos, falsos, ilegais, porém, validados por conta da prescrição do tempo: ou seja, Roberto Marinho se apossou de 48% do capital social inicial de 673 acionistas minoritários por apenas Cr$ 14.285,00 e pelos outros 52% despendeu apenas TRINTA E CINCO DÓLARES, já que Victor Costa Junior, a quem pagou CR$ 3.750.000.000,00 NUNCA FOI ACIONISTA DAQUELA EMISSORA. Esse processo ainda depende de julgamento no STJ.

Informa-se que o advogado que cuida desse processo principal, acaba de ser contratado para propor, via ação popular, a cassação da concessão da ex-Rádio TV Paulista por conta dos vícios que pontuaram a transferência da outorga para seus atuais controladores e sobretudo porque o processo administrativo existente na Administração Federal não contém documento algum que justifique tal controle.

Quanto à compra da TV Record por Edir Macedo, o Ministério Público Federal avalia que ela foi ilegal e é inconstitucional. A venda (que o empresário Silvio Santos fez a Edir Macedo e à sua esposa) da TV Record de São Paulo, hoje, a segunda maior rede de televisão do país e com faturamento anual batendo na casa dos TRÊS BILHÕES DE REAIS, não teve prévia aprovação das autoridades federais e pode ter sido produto de simulação.

Segundo consta dos autos, o bispo Edir Macedo usou dezenas de milhões de reais da igreja que dirige para concretizar a aquisição. Esses vultosos recursos (doações de milhões de evangélicos) teriam sido “emprestados” pela IURD para que o bispo Edir Macedo pudesse comprar a poderosa rede de TV e na qual, o mesmo bispo-empresário já investiu várias centenas de milhões de reais. A Rede de Televisão e Rádio Record, SEM DÍVIDA ALGUMA, é hoje avaliada em cerca de TRÊS BILHÕES DE DÓLARES e, ao que se comenta, teria liquidez maior do que a da emissora líder em audiência.

A Procuradoria da República questiona a compra da emissora porque Edir Macedo, como cidadão, em 1990 comprovadamente não teria bens e recursos para participar dessa vultosa transação e que, por isso, estaria implementando uma aquisição ilegal, dissimulada. A verdadeira compradora da empresa de comunicação seria a pessoa jurídica denominada IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, o que fere flagrantemente a Constituição Federal.

Nos autos do processo, que tem cerca de 2.500 páginas, e cuja relatora, a desembargadora Salette Nascimento, foi substituída pelo juiz convocado José Eduardo Leonel Junior, indaga-se como foi possível o bispo Edir Macedo, sem patrimônio algum, sem renda mensal (já que sabidamente trabalha por amor ao próximo e a Deus), da noite para o dia ter se transformado no segundo maior proprietário de rede de televisão do país, com o ciente e o de acordo do Ministério das Comunicações, que tem a obrigação de fiscalizar esse importante setor de prestação de serviço público de radiodifusão de som e de imagem?

No caso da TV Record, de se lamentar que um processo dessa importância tivesse permanecido por mais de 10 anos, no TRF/3ª. Região, sem solução alguma e, por certo, em “prejuízo” dos novos donos da Rede Record de Televisão, que permaneceram tão longo período, sob constrangimento judicial. É uma preocupação a mais para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encarar e resolver.

Nesse processo são réus também Ester Eunice Bezerra, esposa de Edir Macedo, o senador Marcelo Crivella, Sylvia Crivella, TV Record de Rio Preto S/A, TV Record de Franca S/A e Rádio Record S/A (Canal 7 de São Paulo) e outros.

REPRODUÇÃO -FDNC

Inéditos só no SBT?

A notícia foi confirmada pela assessoria da emissora SBT . O SBT que tem contrato exclusivo com a Warner, produtora do seriado, conseguiu comprar os direitos das temporadas inéditas de Todo Mundo Odeia o Chris, coisa que a Record ainda não tinha conseguido.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Especial Dia dos Professores


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Aos Professores

As bolas de papel na cabeça,
os inúmeros diários para se corrigir,
as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.


Que bom que esta tua vocação
tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
quando em seu dia-a-dia
tantas dificuldades acontecem.

A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
consegue olhar os olhos
de todos os outros e fazê-los felizes também.


Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
o teu coração a cada dia,
dando-te tanto prazer em ensinar.


Homenagens, frases poéticas,
certamente farão parte do seu dia a dia
e quero de forma especial, relembrar
a pessoa maravilhosa que você é
e a importância daquilo do seu ofício.

É por isto que você merece esta homenagem
hoje e sempre, por aquilo que você é
e por aquilo que você faz.



Fonte:

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marina Silva defende 'plenária' para decidir sobre apoio no segundo turno

Terceira colocada, candidata quer incorporar 'núcleos vivos' da sociedade.
'Brasil tem um segundo turno para pensar duas vezes', afirmou.

Mariana Oliveira Do G1, em São Paulo *



A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, que alcançou quase 20% dos votos válidos e terminou em terceiro lugar na eleição, defendeu uma discussão interna no partido para decidir se a legenda apoiará Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) no segundo turno.

Em pronunciamento na noite deste domingo em São Paulo, ela pediu que o partido faça uma reunião plenária que incorpore, além dos militantes, "os núcleos vivos da sociedade", refererindo-se a intelectuais e artistas, entre outros segmentos. "Façamos a discussão no partido, mas que esses núcleos vivos sejam ouvidos", afirmou.

Segundo a candidata, a discussão é necessária porque os votos pertencem ao eleitor. "Vamos fazer uma discussão. Que sejam ouvidos o Movimento Marina Silva, os intelectuais. Faremos uma plenária para avaliar nossa posição. O voto não é da Marina, nem de José Serra, nem da Dilma. O voto, fora da visão patrimonialista das coisas, é do eleitor", afirmou.

Integrantes do partido disseram na noite deste domingo que a decisão será tomada por um grupo composto por 21 pessoas, criado para discutir a campanha de Marina. Esse grupo, no entanto, acabou não atuando tanto quanto se esperava e as decisões foram tomadas pela coordenação. Desses 21, 10 pessoas foram indicadas pelo partido, 10 por Marina e o outro é o presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna, que já se manifestou favoravelmente ao apoio a Serra. Marina Silva não quis comentar o posicionamento do presidente da legenda.

Ela marcou entrevista com jornalistas para as 20h deste domingo, mas só chegou ao local instantes depois de ser confirmado que haveria segundo turno na eleição presidencial.

Marina Silva classificou como vitoriosa a campanha que fez para a Presidência. Agradeceu aos companheiros de partido e parabenizou Dilma e Serra.

A candidata também agradeceu pelos cerca de 20 milhões de votos recebidos e afirmou que cumpriu seu papel de "quebrar o plebiscito". "Essa jornada nos deixa feliz e nos faz sentir profunda vitória. Quebrar a ideia do plebiscito é vitoriosa. O Brasil ouviu nosso apelo de pensar duas vezes."

“Ainda que não tenhamos ido para o segundo turno, o Brasil tem um segundo turno para pensar duas vezes”, completou Marina, que, na última semana de campanha, ascendeu nas pesquisas de intenção de voto.

Marina pediu ainda que os adversários do primeiro turno Dilma e Serra "façam jus" à possibilidade de ir ao segundo turno. "Será um segundo turno para que o Brasil possa aprofundar o que não foi aprofundado no primeiro turno."

Ela também disse que sua campanha passou o primeiro turno sem partir para o "vale-tudo eleitoral". "Não fomos para o vale-tudo, não usamos situações difíceis como estratégia eleitoral. Politicamente, optamos por fazer com que o processo fosse tratado institucionalmente", disse, comentando as denúncias divulgadas durante a campanha.

Marina chegou com a voz rouca e atribuiu a situação às intensas atividades de campanha na véspera da votação do primeiro turno. Citou que visitou São Paulo, Rio deJaneiro, Minas Gerais, Goiás e o Acre. "Não foi um uso muito sustentável da voz", brincou a candidata, que teve como uma de suas principais propostas o crescimento da economia com sustentabilidade.

A senadora Marina SilvaA senadora Marina Silva (Foto: Mariana Oliveira / G1)

Futuro
Ao ser questionada sobre se aceitaria atuar na equipe de governo de um dos dois candidatos, respondeu: "minha contribuição já foi dada a qualquer governo que queira aprender com o que foi sinalizado nesses mais de 20 milhões de votos".

Marina Silva afirmou que, agora que seu mandato de senadora chegou ao fim, ela vai "voltar para a sociedade". "Sempre atuei na política institucional. Pertenço a um partido, mas faço parte de um movimento muito maior", afirmou, acrescentando que deve voltar a ser professora.


Fonte

* Colaborou o G1, em Brasília

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Vampiros que se Mordam

Trailer legendado de 'Os Vampiros que se Mordam'. Dos mesmos diretores de 'Super-Herois e a Liga da Injustiça' e 'Espartalhões', a comédia brinca com filmes de vampiro, especialmente da saga 'Crepúsculo', sucesso de bilheterias mundial. Filme estreia no Brasil em 1º de outubro.

Fonte

<a href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&from=&vid=d8b3f0b9-2d84-4654-bb51-4f16363f634d&from=pt-br&fg=dest" target="_new" title="'Os Vampiros que se Mordam'">Vídeo: 'Os Vampiros que se Mordam'</a>

'Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1'

Trailer oficial legendado de 'Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1'. A sétima aventura cinematográfica de Harry Potter tem estreia marcada nos cinemas brasileiros para 19 novembro de 2010. O lançamento de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2' está previsto para julho de 2011.

Fonte

<a href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&from=&vid=9983c11c-6028-453f-b9fe-4d0c9cd6d928&from=pt-br&fg=dest" target="_new" title="'Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1'">Vídeo: 'Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1'</a>

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Britto Jr. aposta em mais romances em 'A Fazenda 3'




























O apresentador também acredita que haverá mais brigas e polêmicas. O reality show estreia nesta terça-feira (28)

Durante sua participação no programa Hoje em Dia, da Record, na manhã desta terça-feira (28), Britto Jr. falou sobre suas expectativas para A Fazenda 3, que estreia hoje, às 23h, na Record. O apresentador não revelou quase nada, mas deixou escapar que haverá mais solteiros nesta edição do programa do que nas anteriores: "e tenho certeza que vai rolar muito mais romances. Vai ter muita gente bonita lá dentro", afirmou. "E hoje, o telespectador terá muitas surpresas, emoção e adrenalina. Não será apenas a apresentação dos participantes. Vai ter muita ação", promete Britto.

A Fazenda 3 vai dar R$ 2 milhões ao vencedor, o maior prêmio já pago em reality show no País. Por isso, o apresentador acredita também que haverá mais brigas e polêmicas: "a cobra vai fumar, o bicho vai pegar. O programa promete e muito", adianta .

Britto Jr. comentou sobre as edições anteriores do reality show, e revelou seus momentos mais marcantes como a eliminação da dançarina Adriana Bombom, na A Fazenda 2: "ela entrou ali vivendo uma situação difícil na família, sem saber o que iria acontecer aqui fora. E lá dentro ela não soube administrar seus sentimentos e, por isso, não teve controle emocional. Tanto que, quando eu anunciei sua eliminação, ela chorou muito e não quis ir embora. A ficha não caiu. Tive que precisar levá-la", lembrou.

Os prováveis participantes da A Fazenda 3 são: Geisy Arruda, Monique Evans, Sérgio Mallandro, Andressa Soares (Mulher Melancia), Tico Santa Cruz, o maquiador Carlos Carrasco, os atores Ana Carolina Dias, Luiza Gottschalk, Dudu Pelizari e Sergio Abreu, a apresentadora Janaína Jacobina, Viola, Nany People, os modelos Daniel Bueno e Lise Benitez (Piu Piu do Pânico na TV). Todos já estão isolados na sede da fazenda em Itu, no interior de São Paulo.

Fonte

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Obesa de 300 kg morre após esperar atendimento médico por 12 horas no RJ

Mulher teve hemorragia no estômago e passou a noite em uma ambulância

Uma mulher que pesava quase 300 kg morreu neste domingo (26) após esperar quase 12 horas por um atendimento médico na cidade de Tanguá (a 65 km até do Rio de Janeiro), na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Sebastiana Pinheiro da Silva, de 65 anos, sofria de obesidade mórbida e teve uma hemorragia no estômago.

A obesa começou a passar mal na noite de quinta-feira (23) e os familiares chamaram uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levá-la à Policlínica de Taguá, mas não havia vaga.

Ela passou a madrugada dentro da ambulância, à espera de atendimento, e conseguiu ser transferida somente na sexta-feira (24) para o hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região metropolitana.

De lá, Sebastiana foi levada para o hospital estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, também na região metropolitana do Rio, mas não resistiu e morreu.




Fonte

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create