Páginas

Botões

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Gel reduz contaminação por HIV

VIENA - Um estudo divulgado ontem mostrou que um gel medicinal pode reduzir drasticamente a contaminação pelo vírus HIV entre as mulheres.

O gel, que contém a droga tenofovir, do laboratório Gilead Sciences, reduziu em 39% a contaminação pelo vírus da Aids ao longo de dois anos e meio de testes. Foi a primeira vez que essa abordagem funcionou na proteção contra a transmissão sexual do vírus.

A descoberta, apresentada numa conferência internacional sobre Aids em Viena, foi qualificada pela OMS e pela Unaids (agência da ONU para o combate à Aids) como "pioneira". Permitindo que as mulheres se protejam sem depender dos parceiros, seria possível reduzir o ritmo da propagação da epidemia.

"Gente, estamos dançando de tão felizes", disse Salim Abdool Karim, da Universidade de KwaZulu Natal, em Durban, a respeito da descoberta sul-africana.

O gel também reduz em 51% o risco de contaminação por herpes genital, um resultado surpreendente e ainda mais benéfico.

O estudo envolveu 889 mulheres em Durban, metrópole na costa leste da África do Sul, e numa aldeia remota, e em ambos os universos as mulheres em geral usaram o gel conforme haviam sido instruídas, disse Karim, respondendo a uma pergunta sobre se o produto poderia funcionar no mundo real.

As ações da Gilead tiveram alta de 3% no pregão vespertino da Nasdaq, sendo cotadas a 32,90 dólares.

O estudo foi financiado em parte pelo governo sul-africano. O único envolvimento da Gilead foi fornecer a droga gratuitamente.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, descreveu a descoberta como "excitante". "Esperamos ver esses resultados confirmados. Uma vez que tenham demonstrado que são seguros e eficazes, a OMS vai trabalhar com países e parceiros para acelerar o acesso a esses produtos", disse ela em nota à conferência de Viena.

Michel Sidibe, diretor da Unaids, disse na conferência que o gel deve se tornar "uma opção poderosa para a revolução na prevenção, e nos ajudar a quebrar a trajetória da epidemia de Aids."

Os pesquisadores há anos tentam formular um microbiocida - um gel, creme, anel ou tablete a ser inserido na vagina ou no reto antes do sexo - para impedir a transmissão do vírus da Aids. Até agora, todas as tentativas tinham tido resultados frustrantes.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create