Páginas

Botões

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Depressão: o mal do século

 
 O número de pessoas com depressão cresce a cada ano. É preciso derrubar preconceitos e buscar ajuda especializada. Nas próximas duas décadas, a depressão deverá se tornar a doença mais comum no mundo, superando problemas de saúde como o câncer.


Pode ser resultado de um trauma ou uma disfunção cerebral: as causas variam. “Fatores biológicos, psicológicos e ambientais tem um importante peso nos casos depressivos. Do ponto de vista psicológico, a depressão está relacionada a experiências de perdas significativas, como morte de um ente querido, doenças graves ou crônicas, perda de emprego ou local de moradia, ou ainda algo puramente simbólico e importante para aquela pessoa que não possa ser alcançado ou tenha sido perdido”, lista a psicóloga Marcella Mantovani Pazini, especialista em psicopatologia e saúde pública.


Ajuda sempre necessária

Apesar de atingir um grande número de pessoas, os preconceitos em torno do problema ainda são muitos. Diferente de uma tristeza passageira, a depressão não consegue ser curada com medidas simples como um passeio com os amigos, como muita gente próxima do paciente recomenda. “Existem várias situações em que nos sentimos tristes. A tristeza é um sentimento profundo e intenso, porém, todos nós possuímos defesas contra esse sentimento, que costuma ser passageiro. Já na depressão, o sentimento de tristeza permanece por pelo menos duas a três semanas e pode prejudicar diversos setores da vida do paciente”, explica Marcella.

A depressão é muitas vezes acompanhada por distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, alterações de humor, falhas prolongadas de concentração, dor, apatia, diminuição da libido e pensamentos suicidas. Como esses sintomas podem ser atribuídos a outras doenças ou condições e é sério, é sempre importante consultar um médico para um diagnóstico. 



Dieta: 
A má nutrição é uma das maiores causas de depressão, e uma das soluções mais fáceis e mais esquecidas. A depressão não pode ser gerida ao longo prazo, sem abordar a dieta. Má alimentação é frequentemente associada à depressão, pois os aditivos alimentares, produtos químicos, álcool, açúcar e substitutos do açúcar pode ter sérios efeitos negativos sobre a nossa saúde física e mental. Comer uma dieta saudável (e não uma dieta baixa em carboidratos, neste caso) ajuda a equilibrar os níveis de hormônio corporal, incluindo importantes hormônios do cérebro que nos ajudam a se sentir bem. Por exemplo, os hidratos de carbono complexos a partir de vegetais, legumes e grãos integrais ajudam a produção de serotonina no cérebro e uma "sensação boa" este neurotransmissor é necessário para prevenir e tratar a depressão.



Uso de ervas: 
Apesar de um estudo bem divulgado que demonstraram a ineficácia da erva de São João contra a depressão severa, muitas pesquisas mostram que ela é eficaz contra depressão leve e moderada, e isso também ajuda a elevar os níveis de serotonina no cérebro. São recomenda-se 900-1200 mg por dia. No entanto, evite tomar a erva de São João, se você estiver tomando antidepressivos farmacêuticos, e não tomá-lo antes de duas a três horas de exposição à luz solar. 
Impulsionar o oxigênio no cérebro: 
A erva gingko biloba ajuda a trazer mais oxigênio para o cérebro através da corrente sanguínea. Seu cérebro precisa de oxigênio para funcionar corretamente. Uma dose benéfica para a depressão é de 60 mg três vezes ao dia. 
Balanceamento de hormônios: 
A suplementação com 2 a 4 gramas de vitamina D por dia pode ajudar com a depressão, porque ajuda o corpo a produzir serotonina.


Tomar sol: 
Nós todos sabemos que a obtenção de quantidades moderadas de sol ajuda a melhorar o humor. Não é diferente com a depressão. 
Exercício: 
Pessoas que sofrem de depressão devem também complementar suas rotinas diárias através do ar mais fresco e atividade física. Exercício é um anti-depressivo natural e engajar-se em um exercício cardiovascular regular, como caminhada rápida ou corrida é bom para o corpo e a mente. 
Hidratação: 
E como sempre, beber muita água pura para evitar a desidratação, que é muitas vezes um fator de depressão.

Fonte  Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create