Páginas

Botões

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A história de Lena Baker

Clique para ampliar

"Antes de Barack Obama...
Antes de Martin Luther King JR ...
Antes de Rosa Parks...
Existiu Lena Baker ".

Lena Baker foi uma afro-americana que viveu no Estado da Geórgia e foi executada aos 42 anos de idade , pelo assassinato do seu patrão , Ernest Knight ( 67 anos ) . Lena foi a única mulher a ser executada na cadeira elétrica do Estado da Geórgia , vítima de um atroz erro judiciário.

Ernest Knight era branco e proprietário da fazenda onde Lena trabalhava . Segundo o depoimento da acusada, ele a teria mantido em cárcere privado impedindo-a de ir embora , dizendo que a amava e que ela lhe devia obediência , pois era um homem branco e seu patrão. Os dois chegaram a travar uma luta corporal , ocasião em que Knight empunhou uma arma ameaçando Baker de morte caso ela fosse embora. No momento da luta a arma disparou atingindo Ernest Knight , ocasionando sua morte.

O julgamento de Baker foi presidido pelo juiz William " Duas Pistolas " Worrill, que passou a ser alcunhado assim ( Duas Pistolas ) , pois durante todo julgamento manteve duas pistolas à vista . Apesar da acusada declarar ter agido em legítima defesa, o júri composto somente de homens brancos, desconsiderou a tese da defesa , considerando Lena autora do assassinato de Ernest Knigth na forma dolosa. Foi dado à condenada pelo governador da Geórgia , o prazo de sessenta dias para um pedido de perdão judicial, que foi negado .

No dia 05 de março de 1941 Lena Baker sentou-se na cadeira elétrica e aparentemente tranquila declarou : " O que fiz foi em legítima defesa . Não tenho nada contra ninguém . Estou pronta para encontrar Deus , pois já fui perdoada por Ele " .

Em 2002 a Família Baker formulou um novo pedido de perdão judicial , que foi concedido parcialmente pelo Conselho da Geórgia do Perdão e Paroles, o qual considerou a sentença condenatória de Lena Baker como racista . O Conselho considerou que Baker poderia ter sido condenada a uma pena de , no máximo, quinze anos . Sessenta anos após sua morte, em 2005, foi concedido o perdão total e incondiconal a Lena Baker, com o reconhecimento que ela agiu em legítima defesa.

Em 2009 a história de Lena Backer foi tema do filme dirigido por Ralph Wilcox , com o título original " The Lena Baker Story " (veja o trailer aqui ) .

Este não é o único caso de erro judiciário nos EUA . Há outras condenações de inocentes - ou que agiram em legítima defesa - à cadeira elétrica . Eu sou radicalmetne contra a pena de morte . Muitas pessoas criticam o sistema judiciário brasileiro, mas prefiro mil vezes a lentidão da justiça do Brasil, à rapidez excessiva do sistema penal norte-americano , cujos processos tramitam de forma apressada , sem o tempo necessário para que o acusado possa exercer com eficiência o direito de defesa. É evidente que a execução de Lena Paker tem caráter ideológico e não foi ditada apenas pelo pouco tempo que a acusada teve para promover sua defesa. Mas em muitos casos , a pressa em punir o acusado faz com que sejam cometidas inúmeras injustiças.

A sabedoria popular ensina que " a pressa é inimiga da perfeição " . Dizem também que "a justiça tarda , mas não falha " . Pena que no caso de Lena Backer a justiça veio após 60 anos da sua execução . "Antes tarde do que nunca ", diz ainda a sabedoria popular . E o perdão judicial de Lena Backer, apesar de tardio, veio para resgatar sua honra e , por consequência , de sua família . E para servir de exemplo a outros casos semelhantes , que jamais seja cometida tamanha injustiça ! Que o legal ( a lei ) e o justo ( a justiça ) sempre andem de mãos dadas.


*Imagem daqui ( veja o trailer ) .


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create