Páginas

Botões

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cientistas reconstituem o canto mais antigo do mundo

Cientistas reconstituem o canto mais antigo do mundo



Uma equipe internacional de pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas de Bristol, na Inglaterra, conseguiu reproduzir o som do canto de um grilo durante o período Jurássico, como explica um artigo publicado na Proccedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos. A viagem sonora pelo tempo foi possível graças à colaboração de cientistas chineses, que cederam o fóssil de um inseto de 165 milhões de anos em um excelente estado de conservação.

O fóssil pertence à espécie Archaboilus Musicus e apresenta, sob as lentes do microscópio, os detalhes de suas asas e de seu aparelho estridulatório (a partir da estridulação, o esfregamento de partes do corpo, esses insetos produzem seus cantos). Através da análise de sua morfologia, em comparação com diferentes espécies de grilos modernos, os cientistas foram capazes de reconstruir a música que este inseto emitia para atrair as fêmeas.

Seguindo os princípios biomecânicos descobertos há alguns anos pelo pesquisador Fernando Montealegre-Z, ficou estabelecido que o A. Musicus cantou um tom de 6.4kHz durante 16 milissegundos. Essas foram informações suficientes para reconstruir acusticamente a música, possivelmente a mais antiga canção documentada até hoje.

Artigos relacionados

Universidade de Bristol - escute a canção do grilo primitivo


Proccedings of the National Academy of Sciences


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create