Páginas

Botões

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Voz de Graham Bell, inventor do telefone, é decodificada após 130 anos

Voz de Graham Bell, inventor do telefone, é decodificada após 130 anos


Uma equipe de cientistas conseguiu decodificar o conteúdo de gravações de 130 anos, nas quais pode-se ouvir a voz do genial inventor escocês, em plena atividade. Os discos de vidro, em que Graham Bell e sua equipe trabalharam em busca de um modo de conservação e transporte de som, foram guardados e protegidos cuidadosamente de todo contato até agora por conta de sua fragilidade. Eles foram cedidos ao mesmo grupo de pesquisadores que recuperaram as primeiras gravações de áudio da história, pertencentes a León Scott, o inventor do fonógrafo.

Graças a sofisticadas técnicas, os pesquisadores acessaram as informações sem sequer tocar nos discos de vidro. Os dados foram extraídos com o uso de scanners ópticos para não tocar fisicamente nas impressões de Graham Bell. Os feixes de luz capturaram imagens que criaram um mapa digital de alta qualidade para remover os danos causados pela passagem do tempo. Com o uso de um software apropriado, as imagens foram transformadas em som por meio de um algoritmo de conversão que identifica padrões sonoros específicos coletados e que gerou um arquivo de áudio convencional.

O feito foi realizado por uma equipe de investigadores da Library of Congress e do Lawrence Berkeley National Laboratory. Graças ao trabalho deles, a voz do inventor do telefone chegou ao nosso presente com frases como “to be or not to be” (ser ou não ser) ou “Mary had a little lamb” (Maria tinha um carneirinho).

Textos relacionados
 
Instituto Smithsonian


NeoTeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create