Páginas

Botões

domingo, 15 de agosto de 2010

MIT cria robôs transformers

MIT cria robôs transformers
Protótipo do MIT se dobra sozinho para assumir a forma de um avião de papel

SÃO PAULO - Misturando origami e engenharia elétrica, pesquisadores de MIT e de Harvard estão trabalhando em um robô reconfigurável, que pode assumir a forma de qualquer coisa.

A criação é baseada em um algoritmo que dobra uma fina folha de fibra de vidro e hidrocarbonetos até que ela fique com o formato do objeto tridimensional desejado.

Por enquanto, a equipe já conseguiu criar um protótipo que, dependendo dos sinais elétricos que recebe, assume a forma de um barco ou avião de papel.

A pesquisa começou com a professora Daniela Rus, do Massachusetts Institute of Technology. Em seu laboratório, ela já estudava a criação de robôs que pudessem trabalhar juntos em tarefas complicadas, peças capazes de se juntar para formar uma estrutura maior – como peças de Lego inteligentes.

A maioria das pesquisas com esse tipo de “Transformer” é focada nesses módulos separados que devem se agrupar. O problema é que fazer cada bloquinho localizar o próximo e se unir de forma correta é um trabalho complicado...

Por isso, Daniela investigou alternativas que não precisassem desse sistema de localização – e foi aí que outro pesquisador do MIT, Erik Demainem, se juntou ao projeto. Uma de suas linhas de pesquisa, a matemática dos origamis, acabou gerando a ideia de descartar bloquinhos separados de robôs e criar um único elemento de trabalho.

Assim, surgiu uma folha plana com pequenos músculos robóticos que poderiam se dobrar e formar objetos tridimensionais. Além da fibra de vidro e hidrocarbonetos, o protótipo possui um plástico elástico nas dobras. A folha é dividida em 16 quadrados de um centímetro de lado, cada um dividido em 2 triângulos, sendo cada triângulo dotado de um imã que o permite se ligar a seus vizinhos. Se dois quadrados dividem um canto, as dobras diagonais dentro deles são espelhadas.

A partir desse modelo, os pesquisadores criaram um algoritmo pode gerar uma seqüência de dobras capaz de produzir a forma desejada. O problema era que havia limitações físicas nos movimentos da folha, o que gerou a necessidade de um segundo algoritmo: este pega qualquer sequência de dobras e determina o número mínimo de “músculos” necessários para produzi-las.

As aplicações ainda são limitadas mas, no futuro, a equipe espera que divisões ainda menores na folha tornem possível a “dobradura” de qualquer forma. Eles citam, por exemplo, a possibilidade de “baixar” um novo modelo de celular, programando o hardware do mesmo jeito que se programa um software.

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte : Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postem aqui

Botões

Bem vindo ao Blog da Banda Tesouro do Céu.

Atenção

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos, e os que tem informação de Crédito, sem colocamos a fonte . Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!





'Create